Boletim informativo da Holos Consultores n. 70 - ano 18 - 01 Março de 2024
EDITORIAL
Mais um ano se inicia e no nosso primeiro informativo quero enfatizar a importância de estar em constante movimento.
Depois de mais de dois anos de mudanças aceleradas em função de um novo estilo de vida pós-pandemia, enfim estamos conseguindo seguir em frente com novos planos e novos projetos. O ano de 2024 vem com a promessa do novo, de conquistas e realizações. Sinto que enfim, o pior já passou e que estamos cada vez mais fortes e aptos a enfrentar qualquer obstáculo. Se tem uma coisa que aprendemos na crise foi a estar em constante movimento. Não abandonar projetos, redefinir prioridades e objetivos, acompanhando as mudanças e nos aprimorando dia-a-dia.
O empreendedorismo é exatamente isso. Aceitar que não vai ser sempre como planejamos, que em algum momento não vamos estar no controle, mas com pés no chão, projetos definidos e atitude, seremos invencíveis. E nesse caminho de conhecimento e evolução profissional, acredito que seja indispensável tanto para liderados quanto para as próprias lideranças o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de novas habilidades. Que a busca pela excelência continue e que jamais venhamos ficar estagnados. Que o ano seja de produtividade, responsabilidade e vitórias. Que os esforços e sacrifícios assumidos até aqui, nos faça crescer juntos diariamente.
ENFOQUE
Leitura interessante para crescimento profissional.
Gestão do tempo
Seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, uma coisa é certa: o tempo parece estar passando cada vez mais rápido. No escritório, para dar conta de tudo dentro dos prazos, é necessário fazer uma boa gestão do tempo e organizar as tarefas de forma eficiente.
O que é gestão do tempo? A gestão do tempo visa priorizar o que deve ser feito e mensurar o tempo dedicado a cada atividade. Se uma tarefa demora 10h para ser feita, se comprometer a entregá-la em 8h poderá prejudicar o resultado final. Para estabelecer prazos mais viáveis na realização de tarefas, o ideal é analisar de forma individual a parcela de tempo que cada tarefa demanda. A definição parece bem simples, porém sua execução pode ser bem mais complexa. Principalmente no trabalho, em que as rotinas são mais dinâmicas e há cada vez mais demandas para serem entregues.
Como fazer uma boa gestão do tempo
O primeiro passo para organizar o seu dia é um conhecimento prévio, ou seja, você precisa saber quanto tempo demora para realizar atividades no trabalho. Além disso, é preciso definir o que é prioridade ou não. A tarefa prioritária é sempre a mais importante. Afinal, você não quer ficar apenas nas tarefas urgentes – ou apagando incêndios, né?
Como aproveitar melhor o tempo no trabalho
No trabalho há muitas tarefas para as quais achamos que não temos tempo, quando na verdade nós não queremos executá-las. Somos capazes de construir a vida que queremos, no tempo que temos, e somos capazes de nos organizar. A seguir, veja nossas dicas para fazer uma ótima gestão de tempo no trabalho.
1. Defina prazos realistas
Quando uma tarefa ficar se arrastando e você já não suportar mais trabalhar nela, tente a técnica mais radical: definir um prazo. Quando você define que deve enviar X e-mails em tal horário, isso inibe distrações. É uma daquelas pressões saudáveis.
2. Otimize as reuniões
Como gestor/a, não deixe que reuniões tomem mais do seu tempo do que deveriam. Determine uma pauta de discussão e uma duração máxima para toda reunião que você convocar. Não deixe que ela se arraste por uma decisão que não tem condições de ser tomada, nem permita que os participantes saiam à francesa.
3. Aprenda a dizer NÃO:
Aceite que você não pode atender a cada ligação nem – atenção! – responder todos os e-mails imediatamente. Se você precisa concluir um projeto, deixe o telefone tocar e ative o modo silencioso. Não vá cair na emboscada de reagir a cada solicitação. Se não precisa de uma resposta sua imediata, não se disponha.
4. Centralize as informações
Você tem a impressão que aquela reunião poderia ser reduzida a um e-mail? Bem, antes de marcar uma call, reveja o que você preparou e avalie se é possível passar as informações sobre o projeto de maneira clara e objetiva. Mesmo que as reuniões sejam realmente válidas, organize o briefing e os materiais necessários, deixando todos os materiais organizados e disponíveis para a consulta de todos os envolvidos. Isso com certeza irá trazer um ganho enorme para a sua gestão do tempo.
Por que fazer uma boa gestão do tempo no trabalho é tão importante?
Uma boa gestão do tempo impacta diretamente na sua qualidade de vida. Não conseguir se organizar pode causar perda de prazos, projetos inacabados ou mal finalizados, acúmulo de demandas, queda na produtividade, estresse, noites mal dormidas, piora na qualidade dos relacionamentos. Além de afetar a sua vida pessoal, já que o trabalho ocupa até os momentos que deveriam ser destinados ao descanso, isso pode afetar seu relacionamento com seus colegas de equipe. Principalmente quando alguém depende do seu trabalho para dar continuidade ao projeto. Ou seja, uma falha na gestão do tempo pode gerar uma série de efeitos em cascata que, ao final do mês, pode se tornar uma bola de neve.
Márcio José Soares Pinto.
Sócio Diretor
.
EVENTOS
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU)em 1975. A data simboliza a luta das mulheres por igualdade e contra preconceitos, no sentido de elas equipararem-se aos homens em todos os setores da sociedade. Inicialmente, a data lembrava os embates por justiça salarial. Hoje simboliza a batalha das mulheres contra o machismo, a violência, o feminicídio, a discriminação e também contra a desigualdade salarial.
A Justiça Eleitoral está empenhada no sentido de que mais mulheres participem da vida política brasileira e ocupem cada vez mais cargos públicos. As mulheres só adquiriram o direito de votar com a criação do Código Eleitoral de 1932. De lá até hoje, a luta por igualdade é imensa. O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) desenvolve campanhas nesse sentido. Uma delas é o Repositório on-line de cadastro de dados de mulheres juristas. Com mais mulheres na política, aposta-se num Brasil melhor.
As mulheres são maioria entre os 150 milhões de eleitores, somando 53%. No entanto, são minoria nos cargos de representação. Nos últimos 195 anos, a Câmara dos Deputados por exemplo, teve 7.333 deputados, incluindo suplentes. Apesar de conquistarem o direito de serem eleitas em 1933, as mulheres ocuparam somente 266 cadeiras nestes quase 90 anos
História
O Dia Internacional da Mulher surgiu de manifestações, greves, comitês etc. Manifestação política, ao longo do século XX. 8 de março como é momento de reflexão. A primeira história, da qual eclodiu a criação desse dia: em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, teria sido causado pelo proprietário da fábrica: repressão exagerada às greves das operárias. Outra história relata o incêndio que ocorreu em Nova York, em 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, com 146 vítimas mortas, 125 mulheres e 21 homens, a maioria dos mortos eram judeus. É dos marcos para a criação do Dia das Mulheres. Péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido no recinto: tudo isso contribuiu para o incêndio . Além disso, alguns proprietários de fábricas trancavam os funcionários durante o expediente para forma conter motins e greves. Quando a Triangle pegou fogo, as portas estavam fechadas. Em 1910, em Copenhague, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, apoiado pela Internacional Comunista. Nesse evento, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem estipular a data. Clara Zetkin participava de campanhas que defendiam o direito das mulheres no âmbito trabalhista. O incêndio de 1911 seria sugerido, nos EUA, como dia simbólico das mulheres (tal como sugerido por Clara Zetkin). Os movimentos queriam melhoras das condições de trabalho nas fábricas e a concessão de direitos trabalhistas e eleitorais (entre outros) para as mulheres.
SEGURANÇA
SEGURANÇA DO TRABALHO (ST) – CONCEITO
Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A ST visa proporcionar um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível.
.
Dicas de segurança para quem usa motocicleta
Cuidados básicos
Antes de iniciar a jornada de trabalho inspecione a moto, conferindo:
– Capacete: só aprovado pelo INMETRO, e em boas condições de uso;
– Calibragem dos pneus: pneu vazio pode causar acidentes, confira a calibragem regularmente;
– Setas: Confira se estão funcionando.
– Farol: Verifique se o farol está funcionando adequadamente: Lembre-se farol sempre acesso, isso fará com que seja visto com maior facilidade pelos outros condutores e pedestres;
– Espelhos retrovisores: confira se não estão folgados, espelhos folgados desregulam facilmente. Eles são muito importantes para saber quem vem atrás;
– Não se esqueça de colocar a antena pega-cerol em tempos de pipa ou raia;
– Combustível: A falta de combustível no meio do transito pode gerar multas e até acidentes. Dependendo da idade e conservação da moto não confie no mostrador de combustível que fica no painel, nesse caso é melhor abrir o tanque e conferir no visual mesmo.
No transito
– Evite transitar no ponto cego.
– Cuidado redobrado em dias chuvosos. O ideal é parar, colocar a capa e esperar a chuva lavar a borracha da pista e só depois seguir viagem.
– Faça rotatórias com atenção redobrada, basta um escorregão para ir ao chão;
– Respeite a sinalização de transito; A sinalização existe para organizar o trânsito e essa organização nos fornece proteção. Mas ela só funciona se for obedecida.
– Esqueça as distrações, olhe no retrovisor sempre;
– Nunca dirija cansado ou sob efeito de algum medicamento;
– Se estiver com sono ou cansado, pare e só siga depois de descansar;
– Esqueça o celular quando estiver no transito, eles tiram a atenção fazendo do condutor um alvo fácil para acidentes;
– Viseira sempre abaixada; Troque a viseira regularmente para sempre tê-la em boas condições e poder usá-la da forma correta. Normalmente o preço delas é irrisório muito ao contrário do preço da nossa visão.
– Guarde a distância de segurança, sempre! Seguindo essas dicas o transito será bem mais seguro para você e para outros que estiverem por perto!
.
CANTINHO DO AMIGO
Saiba como proteger seu Pet durante o sobe e desce das temperaturas
Como os seres humanos, eles também precisam de ambientes climatizados e sem aglomeração para afastar riscos durante oscilações térmicas
Manhãs geladas, mas tardes que podem ultrapassar os 25 graus. Ondas de frio intenso e veranicos que chegam a surpreender até os meteorologistas. Nas últimas semanas, especialmente na região Sul do Brasil, o desafio foi preparar o guarda-roupa e a saúde para tantas mudanças. Mas como ficam os pets? É possível minimizar o impacto das oscilações térmicas e afastar o risco de doenças?
Quem responde é o médico-veterinário Harald Fernando Vicente de Brito, também professor de doenças infecciosas da pós-graduação da Faculdade Qualittas. “Apesar dos animais se adaptaram de maneira mais significativa às condições térmicas, pois evoluíram sem usar roupas, é preciso redobrar a atenção e os cuidados”, alerta.
A principal recomendação é tentar manter uma temperatura confortável no ambiente no qual o pet tem predileção. Para saber qual temperatura basta ter como base a sua própria percepção. “Se está agradável para você, provavelmente estará para o animal”, explica. “Nas ondas de frio intenso, um sinal típico de que o animal não está bem é o tremor. Assim como nós, eles também tremem quando têm frio”, completa. Usar aquecedores, deixar à disposição camas quentinhas, recorrer às roupinhas e evitar ambientes com aglomeração de humanos e outros animais são atitudes que podem reduzir a incidência das principais doenças respiratórias. “Nos dias mais frios é mais fácil a transmissão de doenças infecciosas, pois os vírus e as bactérias ficam viáveis por mais tempo”, detalha.
Quando a temperatura sobe e, de repente, o calor chega? Assim como os pets sofrem com o frio também podem apresentar sinais de que o calor é prejudicial. “Nos cães é mais fácil perceber isso, pois eles ficam ofegantes, mas se você perceber que o animal está procurando um local mais fresco, como pisos frios e sombras, ele deve estar com calor”, explica. Nesse cenário, a principal recomendação é mantê-los hidratados. “Hipertermia, que é o aumento da temperatura do corpo sem ser por febre, e diarreia são quadros que podem aparecer em períodos de calor intenso e que requerem a ajuda de profissionais”, aponta. Por fim, o veterinário destaca que manter os pets com as vacinas em dia é uma excelente atitude, mas é preciso lembrar que as vacinas não são completas. “Por isso as recomendações citadas, tanto para dias de muito calor, quanto para os dias frios, fazem diferença na saúde do animal”, conclui.
Fonte: https://caesegatos.com.br/saiba-como-proteger-seu-pet-durante-osobe-e-desce-das-temperaturas/
CANTINHO DA SAÚDE - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
8 alimentos que combatem o cansaço físico e mental
Do abacate ao macarrão Shirataki, alimentos energizantes ajudam a combater a sensação diária de fadiga
Uma boa refeição pode gerar uma sensação de bem-estar quase que automaticamente, estando intimamente ligada ao humor e produtividade. De acordo com David Wiener, especialista em nutrição do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, é preciso enxergar os alimentos como muito mais do que algo para saciar a fome. “O que você come afeta a capacidade do seu cérebro de se manter ativo”. A comida não serve só para alimentar seu corpo, você também precisa de certos nutrientes para permanecer mentalmente focado e alerta. O especialista destaca hábitos alimentares que aumentam a eficiência dos nutrientes e cita oito alimentos energizantes como opções.
01 – Abacate: Além de delicioso e versátil, o abacate também é extremamente energético. “Ele até pode ser bastante calórico, mas tem um alto teor de gordura saudável, incluindo ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, que combatem o colesterol ruim, aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes”. Além disso, o abacate tem mais proteína do que a maioria das frutas. E já que a gente precisa de carboidratos, gorduras e proteínas para uma energia sustentável, é essa combinação de nutrientes que faz do abacate uma bomba energética.
02 – Maçãs: As maçãs são um lanche impressionantemente energético. O que poderia torná-las um pouco mais eficazes do que o seu pãozinho habitual é que elas fornecem calorias ao seu corpo: a principal fonte de energia que alimenta seu corpo e seu cérebro, pontua o especialista. As maçãs também são ricas em frutose, o açúcar predominante encontrado nas frutas. Como a frutose é a fonte preferida de energia do corpo, ainda que comer uma maçã pela manhã não te dê aquele impulso inicial que você está acostumado a sentir com uma xícara de café, ela vai te fornecer uma quantidade constante de energia para o seu cérebro e corpo por mais tempo, além de reduzir todas as sensações de fome que você possa vir a sentir mais tarde.
03 - Grãos integrais e germinados: Ao contrário de açúcares simples, grãos integrais como arroz integral, aveia e trigo-sarraceno são uma forma de carboidrato que o organismo quebra lentamente para convertê-los em energia, fornecendo uma fonte de energia constante em vez de um pico seguido de uma queda, que gera sonolência e cansaço. Além disso, os grãos germinados são ainda melhores. São grãos integrais que foram encharcados e deixados germinar. O processo facilita para o corpo absorver os nutrientes que ele quer e precisa, fazendo com que as vitaminas B, C e folato sejam mais facilmente acessíveis ao organismo.
04 - Nozes de macadâmia: Nozes de macadâmia e a maioria das nozes e sementes são alguns dos melhores lanches quando o assunto é vencer a fadiga e combater a fome. De 160 a 200 calorias em um punhado, elas são uma fonte concentrada de energia, contendo todos os macronutrientes principais, como proteínas, carboidratos e gorduras boas.
05 – Mirtilos: Os mirtilos são energizantes e podem até elevar a função cerebral, sendo uma ótima fonte de manganês, um elemento químico frequentemente encontrado em minerais combinados com ferro, que desempenham um papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas no corpo, como a conversão de carboidratos e gorduras em energia. Estudos também revelam que os mirtilos podem prevenir a perda de memória e o declínio cognitivo.
06 – Matcha: Enquanto uma xícara de chá-verde extrai apenas alguns dos benefícios nutricionais disponíveis, o matcha é feito a partir de folhas de chá inteiras que foram moídas em um pó verde fino, contendo todos os minerais poderosos, antioxidantes e aminoácidos encontrados na própria folha. Ao contrário do café, a cafeína no matcha é absorvida bem devagar, dando um impulso de energia sustentado e não apenas um pico de energia. “É a combinação de cafeína e lteanina, um aminoácido raro, que resulta nos efeitos milagrosos, como o aumento da concentração e da atenção”.
07 - Macarrão Shirataki: Feito a partir de glucomanano, uma fibra que vem da raiz da planta de konjac que cresce no Japão, esta alternativa com baixo teor de carboidratos é composta por 97% de água. “Isso significa que você pode desfrutar do seu prato preferido de macarrão sem a necessidade de cochilar depois do almoço”.
08 - Couve: A couve é uma das fontes de nutrientes mais ricas, repleta de vitaminas e minerais essenciais que o cérebro precisa. A couve é uma fonte vegetal de ferro, um nutriente necessário – especialmente para vegetarianos e veganos – para transportar oxigênio aos tecidos e células. Baixos níveis de ferro no corpo podem levar à exaustão e à sensação de cansaço. Para aumentar a absorção de ferro da couve, consuma com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão.
FONTE: HTTPS://WWW.AGAZETA.COM.BR/REVISTA-AG/VIDA/8-ALIMENTOS-QUECOMBATEM-O-CANSACO-FISICO-E-MENTAL-0321
AGRONEGÓCIO/PECUÁRIA
O agronegócio é um termo utilizado para fazer referência ao contexto socioespacial da produção agropecuária, incluindo todos os serviços, técnicas e equipamentos a ela relacionados, direta ou indiretamente. Corresponde a um setor da economia que envolve as atividades agrícolas e pecuaristas. Em muitas ocasiões essas atividades são feitas em escalas industriais.
Ciclo do agronegócio: Ciclo do agronegócio pode ser divido em três etapas:
• Produção rural
• Agroindústria
• Envolvimento do setor de comércio e logística
A complexidade do agronegócio faz com que seja uma atividade econômica que envolve, praticamente, todas as etapas da economia. Primeiro temos os médios e grandes proprietários rurais com suas variadas atividades: criação de gado, plantação de lavouras, frutos, extração vegetal, entre outros.
Em seguida, há o envolvimento das indústrias que atuam nessa área com as máquinas rurais (tratores, equipamentos de irrigação, aração, colheitadeiras) e com fertilizantes, adubos, agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas (transgênicas) e insumos.
No fim da linha produtiva, mas não menos importante, temos as atividades comerciais, com o armazenamento, distribuição e venda dos produtos rurais para os consumidores finais, estando esses consumidores nas escalas local, regional, nacional e/ou mundial. Vale ressaltar que, apesar de estar no ciclo do agronegócio, o setor de comércio não é agronegócio, mas sim integra uma grande cadeia produtiva.
Agronegócio no Brasil
O Brasil, com sua enorme extensão territorial (quinto maior país do mundo) e toda a grande quantidade de recursos naturais (biomas, hidrografia, solos férteis em algumas localidades), é um dos grandes protagonistas do agronegócio mundial.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, nosso país possuía o maior rebanho bovino para abate do mundo, com 213.523.056 cabeças de gado, além de mais de 245 milhões de galináceos (galinhas) e 41 milhões de suínos. Somos uma grande potência nesse assunto, alimentando um sexto de toda a população mundial, de acordo com o Ministério da Agricultura.
PECUÁRIA SUSTENTÁVEL: Como reduzir poluentes sem perder produtividade
Com grande extensão territorial, o Brasil é um dos líderes mundiais em pecuária, sendo o segundo produtor e o maior exportador de carne bovina do mundo. Uma produção em harmonia com o meio ambiente, ganha cada vez mais notoriedade pelo atual cenário ambiental e geopolítico, e pode trazer ótimos resultados. Diante dessa demanda, surgiu o conceito da pecuária sustentável, na qual os alimentos devem ser produzidos com responsabilidade social, consciência ambiental e bem-estar animal. Além disso, ela precisa ser viável e rentável para o pecuarista, garantindo a eficiência do processo produtivo. Mas quais são as práticas necessárias para ingressar na pecuária sustentável? Conheça as 4 práticas da criação de bovinos que contribuem para a sustentabilidade ambiental
Manejo adequado das pastagens
O manejo tradicional ou pastejo contínuo, na qual uma carga fixa de animais permanece durante longos períodos no mesmo local, favorece a degradação das pastagens. Enquanto o pastejo rotacionado, possibilita a recomposição do solo, favorece o crescimento forrageiro, evitando a degradação e a ocorrência de erosões. Além disso, uma pastagem bem manejada, evita a queima acidental e recicla o carbono, aumentando o carbono orgânico no solo.
Integração Lavoura Pecuária Floresta
As árvores são fundamentais na estabilização do carbono e na ciclagem de nutrientes e água de camadas mais profundas, melhorando a fertilidade do solo. Além disso, regulam a fotossíntese, proporcionando maior crescimento e vigor da pastagem. Outra função importante é o oferecimento de sombra para os animais, favorecendo o bem-estar e o desempenho produtivo.
Aumento da produtividade
Uma boa eficiência reprodutiva, associada ao melhoramento genético, possibilita um aumento na produtividade, melhorando consequentemente o balanço de emissão de carbono, ou seja, a relação de quantidade de carbono emitido por quilo de produto produzido. Em um estudo recente, Abreu et al. (2022) avaliaram as emissões equivalentes de CO₂(CO2eq.) de dois sistemas diferentes: 1) com uso da IATF e 2) somente com monta natural e concluíram que o sistema que utilizou a IATF, emitiu menos CO2eq. por ano (2.311,3 ton vs. 3.714,5 toneladas).
Preservação dos recursos naturais
A mata ciliar nativa é imprescindível para manter a água de superfície e a saudabilidade do ecossistema. Associado a isto, o uso de bebedouros é uma alternativa para preservar os recursos hídricos, uma vez que evita o pisoteio e consequentemente o assoreamento destas fontes.
“Não é multar, reduzir e culpar o produtor, mas sim inovar, empreender e incentivar. Os empreendedores do agro são parceiros importantes neste imenso desafio de reduzir as emissões de gás metano, recebendo incentivos para tratar resíduos e produzir energia, além de gerar produtos agregados. O agro é amigo e parceiro nestas ações que buscam alcançar e beneficiar tanto o empreendedor quanto a natureza” — Joaquim Leite (Ministro do Meio Ambiente).
ESPAÇO ABERTO
ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS PARA OS COLABORADORES QUE TIVERAM MELHOR DESEMPENHO POR BASE OPERATIVA
CONTRATO REGIÃO DE BELO HORIZONTE
Entrega das cestas básicas aos contemplados na premiação referente ao mês 11/2023.
Contrato Cidade Nova / Venda Nova.
Vany de Souza Martins
Matozinhos - Leiturista
Ribeirão das Neves
Ronaldy Gregório D. Maia – Leiturista
Guilherme R. de Oliveira – Supervisor
Wagner Luiz da Conceição
Venda Nova - Leiturista
Entrega das cestas básicas aos contemplados na premiação referente ao mês 11/2023.
Contrato Contagem / Sete Lagoas.
Silvana Imaculada Escolástico Eldorado - Leiturista
Marco Paulo B. Ribeiro
Paraopeba - Leiturista
Clayton Roberto Rezende Padre Eustáquio – Leiturista
CONTRATO REGIÃO DE TEÓFILO OTONI
Entrega das cestas básicas aos contemplados na premiação referente ao mês 11/2023
Janser Gonçalves dos Santos Araçuaí - Supervisor
Abrão Miraldo Ramos Coelho Novo Cruzeiro – Leiturista Motociclista
José Carlos da Silva
Almenara – Leiturista
Antônio Hamilton Vieira
Araçuaí – Leiturista Motociclista
José Wilton Rodrigues Lima
Teófilo Otoni – Leiturista Motociclista
João Paulo Prates
Turmalina – Leiturista motociclista
Adelson Ribeiro Alves Junior Nanuque - Leiturista
Jonathan Xavier Moreira
Itaobim – Leiturista Motociclista
CONTRATO REGIÃO DE JANUÁRIA E JANAÚBA
Entrega das cestas básicas aos contemplados na premiação referente ao mês 11/2023
Roberto Carlos Macedo de Lima Januária - Leiturista
Daniel Almeida Mendes São Francisco - Leiturista
Carlos André Alves
Janaúba – TST
Cláudio Lima da Fonseca
Janaúba - Analista
Lucas Costa Camargo
Janaúba - Leiturista
Mateus Pereira dos Santos
Salinas- Leiturista
.
HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.
Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130
Telefone: (31)3267-5300
E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br
Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto
Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor
Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva
Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.
.